CCCP | Temporada de visitação e exposição cultural está de volta; confira a programação de junho | Acontece na Uniube

CCCP | Temporada de visitação e exposição cultural está de volta; confira a programação de junho

04 de junho de 24
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4





A programação do Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP) está de volta e abre a temporada de junho com a exposição "As Múltiplas Faces da Imaginação", do artista Hélio Siqueira. A exposição será inaugurada na sexta-feira (7) e ficará aberta para visitação gratuita até 26 de julho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.


Na exposição do artista plástico Hélio Siqueira, o visitante poderá contemplar telas e cerâmicas que exploram a essência do artista e refletem sobre o tema apresentado, em um trecho do caminho percorrido pelo artista em mais de cinquenta anos de investigação e produção.


Para a curadora do CCCP, Thaís Cólus, esse é um momento de contemplação e marcará a retomada da programação cultural do local. "Esse é um momento de celebração, um privilégio retomar a programação do Centro Cultural com um artista uberabense que tem sua arte amplamente conhecida e reconhecida pelo público e pela crítica especializada", conta. 


"Nesta exposição, os visitantes verão um pedaço dessa trajetória do artista. Pinturas, cujas telas levaram muitos anos para serem concluídas. São camadas e camadas de cores que foram se sedimentando ao longo dos anos. Os temas são bem variados, porque o artista vai prenunciando coisas. E o tempo não para. O tempo da arte não é o tempo das coisas, das pessoas, dos acontecimentos", compartilha o artista. 


Confira a programação completa da temporada do CCCP:


- 07/06, sexta-feira - 20h
Abertura da exposição "As Múltiplas Faces da Imaginação", do artista Hélio Siqueira.
Nesta exposição de pinturas e cerâmicas, os visitantes conhecerão um trecho do caminho percorrido pelo artista em mais de cinquenta anos de investigação e produção. 


- 12/06, quarta-feira - 14h às 15h30
Roda de Conversa: As Múltiplas Faces da Imaginação. Encontro do artista Hélio Siqueira com as Monjas Beneditinas do Mosteiro Nossa Senhora da Glória.


- 19/06, quarta-feira - 07h às 11h30
10º Festival de Contadores de Histórias - na Terra de Gigantes - Etapa Classificatória.
Promoção: Departamento de Bibliotecas/Seção de Bibliotecas Escolares PMU.


- 26/06, quarta-feira - 07h às 11h30
10º Festival de Contadores de Histórias - na Terra de Gigantes - Etapa Final.
Promoção: Departamento de Bibliotecas/Seção de Bibliotecas Escolares PMU.


29/06, sábado - 15h
"Tá Lendo o Quê?"
Um encontro para falar de livros, para compartilhar leituras. Aberto a leitores de todas as idades. Realização: TLQ.


Sobre Hélio Siqueira


Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino, Uberaba (MG). Pós-graduado em "Ação Cultural" pela ECA - USP, São Paulo. De 1979 a 1990, foi professor de Desenho e Pintura da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (MG). Participou dos Cursos dos Festivais de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 1973 a 1991. Realizou viagens de estudos pela Inglaterra, França, Itália e Espanha, e em 2008 fez uma viagem cultural a Paris (abril/maio).


Estudou com Amilcar de Castro, Aloísio Carvão, Geraldo de Barros, Teixeira Coelho, Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Evandro Carlos Jardim, Iara Tupinambá, Nello Nuno, Marisa Trancoso, Abelardo Zaluar, José Lima, José Maria Ribeiro, Maciej Babinsk, Jarbas Juarez, Álvaro Apocalypse, Frans Krajecberg, Karin Lambrecht, Adel Souki, Eugênio Paccelli, Alex Cerveny, entre outros.


Foi Diretor Cultural da Fundação Cultural de Uberaba de 2000 a 2004 e professor de Pintura da mesma fundação de 1997 a 2004. Coordenador de Museus em Uberaba de 2008 a 2012, onde criou e realizou vários projetos culturais. Proferiu palestras sobre o artista e o processo de criação na Universidade Federal de Vitória (ES).


Possui vasta experiência na área de Ação Cultural e foi professor de Desenho e Pintura da UFU, Uberlândia, de 1979 a 1990. De 1990 a 1996, dedicou-se exclusivamente às artes plásticas. Foi agente de Projetos Culturais da Fundação Cultural de Uberaba, até sua aposentadoria em 2020. Possui duas publicações nacionais sobre sua obra, editadas pela editora C/Arte de Belo Horizonte (MG). Já realizou mais de 50 exposições individuais, destacando-se: "Território de Louvor e Glória" no Palácio das Artes em BH, 1995; "Santos Todos Nós" no Museu Murilo Mendes em Juiz de Fora, 2012; e "Uma Questão de Fé" no Centro Cultural da UFMG, Belo Horizonte, 2016. Participou de mais de 100 mostras coletivas no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios de nível nacional e internacional.